Estudante
INTRODUÇÃO
Quando o sistema não é fácil de ser mantido contudo, de grande utilidade, ele deve ser reconstruído. Partindo-se do sistema existente (via código-fonte, interface ou ambiente), são abstraídas as suas funcionalidades e são construídos o modelo de análise e o projeto do software. Esse processo ´e denominado reengenharia de software.
PROBLEMA Um sistema quando começa a ser utilizado, este entra em um estado contínuo de mudanças. Mesmo que tenha sido construído aplicando as melhores técnicas de projeto e codificação existentes, os sistemas vão se tornando obsoletos em vista das novas tecnologias que são disponibilizadas e as constantes modificações que são realizadas e adaptações para novas plataformas, e/ou extensões implementadas para atender o usuário, vão alterando cada verz mais e tornando a manutenção deste sistema cada vez mais complexo.
SOLUÇÃO
Com base em tudo que foi dito anteriormente na problematização, a reengenharia surge como solução pois, partindo-se do sistema existente, são abstraídas as suas funcionalidades e são construídos o modelo de análise e o projeto do software.
ÍNDICE
1. APRESENTAÇÃO............................................................................................................04
2. REENGENHARIA DE SOFTWARE....................................................................................05
2.1. COMO É O PROCESSO................................................................................................05 2.1.1. REALIZAR A ENGENHARIA REVERSA.......................................................06 2.1.2. DECIDIR SOBRE ALTERAÇÕES NA FUNCIONALIDADE...............................06 2.1.3. REPROJETAR O SISTEMA..........................................................................06
3. FERRAMENTAS DE AUXÍLIO...........................................................................................07
4.