estudante
O resíduo sólido sempre esteve presente em nossa realidade, como resultado da atividade cotidiana do homem. Entretanto, cada vez mais vem se tornando um dos graves problemas a ser enfrentados pela sociedade industrial contemporânea, principalmente nos grandes centros.
A origem e a produção do lixo estão diretamente ligadas ao crescimento populacional e ao intenso processo de industrialização, e seus tipos estão ligados às próprias características do ambiente e dos costumes da população que ele foi gerado.
A questão da disposição final de resíduos sólidos no contexto urbano tem despertado um interesse cada vez maior, em se tratando de uma preocupação de ordem ambiental, sanitária e também paisagística.
E sendo o aterro sanitário uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública, este se torna uma das possibilidades de alocação dos resíduos.
Essa técnica consiste basicamente na compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material inerte. Nele envolvem alguns processos como impermeabilização, instalação de drenos de gás, coleta e tratamento de chorume, além de sistema de drenagem de águas pluviais.
Assim, no presente trabalho será feito o projeto de um aterro sanitário, que é uma das formas mais utilizadas como destino dos resíduos sólidos.
Seleção da Área do Aterro
Os critérios para a escolha da local do aterro sanitário foram a distancia dos centros populacionais, porém um local de fácil acesso dos veículos e equipamentos adequados, para que haja um transporte rápido dentro do possível e que não exista maiores transtornos no caminho.
O aterro terá acesso através de uma estrada ligado a rodovia 480 que passa dentro do município.
É longe de qualquer aquífero pouco permeável, e distante o suficiente de qualquer habitação ou cursos de água.
Área necessária