Estudante
Muitos foram os teóricos que propuseram definições da personalidade, conceito que se notabilizou por essa diversidade.
Configuração de características e comportamento que inclui ajustamento único do indivíduo à vida, incluindo traços, interesses, impulsos, valores, autoconceito, capacidades e padrões emocionais importantes. é uma organização e não uma aglomerado de partes soltas; é dinâmica e não estática, imutável; é um conceito psicológico, mas intimamente relacionado com o corpo e seus processos; é uma força ativa que ajuda a determinar o relacionamento da pessoa com o mundo que a cerca; mostra-se em padrões, isto é, através de características recorrentes e consistentes expressa-se de diferentes maneiras - comportamento, pensamento e emoções.
DEFINIÇÃO DE TEMPERAMENTO:
Temperamento. Fundamento básico da personalidade, em geral suposto como sendo biologicamente determinado e presente n início da vida, incluindo características como nível de energia, responsividade emocional, tempo de resposta e disposição para explorar.
DEFINIÇÃO DE CARÁTER:
A totalidade dos atributos e TRAÇOS DE PERSONALIDADE de um indivíduo, particularmente suas atitudes morais, sociais e religiosas. A palavra caráter é frequentemente utilizada como sinônimo de personalidade.
O DADO E O ADQUIRIDO:
Duas questões merecem um esclarecimento preliminar: Primeira questão, pode-se perguntar se nascemos com uma personalidade pronta, pelo menos em suas bases fundamentais, ou se a personalidade vai sendo construída conforme as experiências. Trata-se novamente da velha questão que percorre a psicologia e que opõe o dado ao adquirido. Há uma tendência hoje a considerarmos que devemos levar em conta tanto os aspectos dados (hereditários) quando os aspectos adquiridos. Continua,