Estudante
Instituto de Química
Departamento de Bioquímica
Bioquímica/EQ
– Lista 1 de Exercícios –
1. Represente o equilíbrio das diversas formas neutra/iônicas de um aminoácido em função do pH do meio.
2. Defina pKa. pKa é o potencial da constante de acidez de uma determinada substância, o Ka. Matematica, pKa é –logKa, e o Ka é a concentração dos produtos de uma determinada reação de dissociação, sobre a concentração dos produtos. O pKa é uma ferramente usada para definir o quão ácida/básica é uma substância. Quanto menor seu pKa, maior a sua acidez.
3. Defina pI. pI é o ponto isoelétrico de um aminoácido ou de uma proteína. O ponto isoelétrico é o ponto em que uma dessas duas substâncias não apresenta nenhuma carga parcial, ou seja, apresenta um equilíbrio elétrico entre os polos positivos e negativos, gerando o íon zwitterion, do alemão “hibrido”.
4. Construa a curva de titulação (pH VS mole de OH- por mol de aminoácido) dos aminoácidos: Asp, His, Tyr e Arg. Calcule o pI destes aminoácidos.
5. Considere uma proteína em um meio cujo pH=6,0. Esta proteína possui em sua sequência um resíduo Glu. Qual a carga deste aminoácido nesta proteína? Por que?
Negativa. Sabendo o pI de uma molécula, sabemos a sua carga em diferentes marcas de pH. Antes do pI, o grupo carboxil está total ou parcialmente hidrogenada, predominando uma carga positiva do grupo amino na molécula. O inverso vale para cargas negativas acima de pI. Como o pI do ácido Glutâmico é 3,22 em pH=6,0 sua carga será negativa.
6. Existe algum aminoácido que possa ser utilizado para a formulação de uma solução tampão pH=8,0? Qual? Por que?
Talvez a Cisteína. Para que um aminoácido tenha poder tamponante em um determinado pH, esse pH deve ser igual ao pKa de alguns de seus grupamentos ionizáveis, pois nesse ponto, metade do grupo ionizável está ionizado e outra metade não, caracterizando uma solução tampão. Dos aminoácidos conhecidos, a Cisteína