Estudante
3.1 O ENGENHEIRO E A COMUNICAÇÃO
Um bom engenheiro não se detém apenas aos conhecimentos adquiridos na escola. Muito do que se aprende didaticamente não é utilizado de forma direta durante a vida profissional, seja na manipulação de instrumentos ou no aproveitamento de conteúdos. Um bom profissional antes de qualquer coisa deve saber se comunicar, expressando o quanto pode ser eficaz ao realizar um projeto ou trabalho. Se eu não sei expressar aquilo que penso, não vale de nada manter as ideias guardadas na mente.
O engenheiro necessariamente precisa saber se comunicar através da escrita, pois essa é a parte inerente de seu trabalho. É necessário que ele saiba passar as ordens para seus empregados de forma coerente e direta, escrever relatórios dentro das dimensões compreensíveis para a direção de determinada empresa, preparar manuais para que produtos possam ser utilizados e também fazer divulgação de seu trabalho, passando por congressos e até por revistas.
É necessário também que o engenheiro esteja sempre muito bem informado do que acontece ao seu redor para ter a garantia do estado da sua profissão. Somente desta forma ele é capaz de desenvolver um bom trabalho relativo ao que acontece com seus colegas de trabalho e com sua própria profissão.
Muitas das pessoas que iniciam a faculdade de engenharia civil não dão a atenção devida a comunicação, o que é, e sempre será, um dos meios mais importantes de divulgação de seus futuros projetos. Isso acontece, pois a imagem criada por esses jovens estudantes é de uma pessoa que vive para calcular e resolver problemas sempre ficando fora desse meio tão importante. É o futuro de cada um que está sendo omitido quando não se usa deste artefato.
Mesclando originalidade, perícia, habilidade, precisão e comunicação só resta dar um passo para chegar ao sucesso.
3.2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
No processo de comunicação, temos cinco elementos que devem ser levados em consideração para quem quiser