Estudante
CURSO DE DIREITO
QUESTIONÁRIO
Aluno: Samuel de Oliveira Martins
Primeiro período, turma C
Professora: Karen Vasconcelos
Natal/RN
2014
1) O que é epistemologia jurídica? (Autor de referência – Maria Helena Diniz).
A Epistemologia Jurídica, segundo Maria Helena, é uma área específica da filosofia do direito. Tal área tem a tarefa de estudar os pressupostos do conhecimento jurídico, o caráter do objeto, o método do saber científico e analisar suas relações e princípios, caracterizando-se, nesse sentido, como teoria da ciência jurídica/do direito ou teoria do conhecimento jurídico.
Dessarte, a introdução do estudo do direito é uma "Epistemologia jurídica", visto que não alude ao direito, mas à ciência que trata dos fenômenos jurídicos.
2) Porque se afirma que a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito possui caráter propedêutico?
Maria Helena, em seu livro Compêndio de Introdução à Ciência do Direito, diz que é "fácil concluir que a introdução à ciência do direito é uma epistemologia jurídica" pois não trata diretamente do direito, mas dos fenômenos jurídicos e, sendo uma epistemologia, ela ganha esse caráter propedêutico, cuidando de aspectos jurídicos até conhecimentos introdutórios (sociologia, filosofia, história etc.) no intuito de revelar o que é a ciência jurídica como introdução.
3) O que é conhecimento? Faça referência e defina conhecimento científico.
De forma objetiva, o conhecimento é a apreensão intelectual do objeto, ou seja, se apropriar de toda a intelectualidade que se pode ter a cerca daquele/daquilo a ser estudado. Paulo Nader, em sua obra Introdução ao Estudo do Direito, apresenta de maneira dicotômica o conhecimento científico. Demonstrando o que é e o que não é tal conhecimento. Vejamos, Nader diz existir "o chamado conhecimento vulgar, que é elementar, fragmentário, que [...]