estudante
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E
LETRAS
COLEGIADO DE GEOGRAFIA
Alunos:Acioni,Nayara e Elcisley.
Desenvolvimento de planta em diferente solos;
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
Apresentação das imagens e análise do processo de elaboração do Ensaio de
Germinação.
1º dia
Nesse primeiro dia foi separado em um recipiente de plástico uma amostra do horizonte AP, e em outro recipiente foi colocado uma amostra do horizonte B nítico. Em cada recipiente foi colocado 03 sementes de feijão (do feijão carioca) e em cada recipiente, com mais ou menos 1cm de profundidade e coberta com solo correspondente .
Foi regado com 100ml de água aproximadamente em cada recipiente. E foi semeado a noite.
2º dia
No segundo dia foi observado que a amostra do solo B nítico apresentava rachaduras e no solo AP não apresentava nenhum movimento, nesse mesmo dia foi colocado aproximadamente 100ml de água em ambas as amostras.
3º dia
Nesse dia foi observado que a amostra do solo AP apresentava rachaduras e no solo B nítico não apresentava nenhum movimento.
4º dia
Nesse dia foi observado que na amostra do solo B nítico continuava apresentando uma rachadura com um grau de elevação maior provocado pelo inchaço das sementes e em um outro ângulo deu para ver a semente, e novamente na amostra do solo do horizonte AP não havia rachaduras.
5º dia
Nesse dia foi observado que as duas amostras já apresentavam um
“brotinho “ do pé de feijão porém na amostra do horizonte AP não apresentava as rachaduras que tinha apresentado na amostra do solo B nítico.
Isso deve ter ocorrido devido que no Horizonte
B nítico possuir mais argila, enquanto no horizonte AP tenha mais matéria orgânica. E foi colocado aproximadamente 50ml de água.
6º e 7º dia
Nesses dias não foi observado o ensaio de germinação, pois foi em um sábado e domingo.
8º dia
Nesse dia observemos que a amostra do solo B