estudante
SÃO HIERARQUIZADAS
Cada nível assume responsabilidades para com o planejamento e execução das medidas e ações a serem empreendidas.
Governo Federal/Ministério da Saúde
É o responsável pela determinação e regulamentação nacional das ações de vigilância epidemiológica. Nele as ações são discutidas para, somente após, serem recomendadas a todos os estados da Federação. Detém as bases de dados dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica - que reúnem todas as informações referentes à saúde e às doenças no Brasil.
Plano Regional
Secretarias de Estado de Saúde
Cabe a elas coordenar as ações de vigilância desenvolvidas pelos municípios, procurando estabelecer prioridades de acordo com as informações obtidas, prestando consultoria.
Nível Local
Secretarias Municipais de Saúde
Executar as práticas de vigilância, desenvolvendo as ações mais diretamente relacionadas aos indivíduos, por meio dos serviços assistenciais oferecidos.
Neste nível, principalmente, faz-se necessário que os serviços de saúde estejam informados da ocorrência das doenças de notificação compulsória para que possam,assim, planejar e implementar as medidas de promoção, prevenção e controle adequadas às necessidades da população local.
As ações de vigilância epidemiológica variarão de acordo com os objetivos pretendidos, podendo ser implementadas em qualquer ponto da cadeia de transmissão das doenças.
Investigação Epidemiológica
• é um trabalho de campo, realizado a partir de casos notificados (clinicamente declarados ou suspeitos) e seus contatos, que tem como principais objetivos: identificar fonte e modo de transmissão; grupos expostos a maior risco; fatores determinantes; confirmar o diagnóstico; e determinar as principais características epidemiológicas. O seu propósito final é orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos.
ETAPA 1 – COLETA DE DADOS
SOBRE O( S ) CASO(S )