Estudante
Uma cadeia de supermercados financiou um estudo dos gastos realizados por família de quatro pessoas com renda mensal líquida entre oito e vinte salários mínimos. A pesquisa levou a equação de regressão
= -1,2 + 0,4 X, onde representa à despesa mensal estimada (através do modelo) e X a renda mensal líquida expressa em numero de salários mínimos.
Estime a despesa mensal de uma família com renda líquida mensal de
15 salários mínimos.
A equação parece sugerir que uma família com renda mensal de 3 salários mínimos nada gasta com mercadorias. O que você tem a dizer sobre isso?
Resposta:
Resposta:
Como foi deixado bem claro no enunciado essa equação deve ser utilizada para calcular a despesa mensal em um supermercado quando a renda mensal líquida familiar for entre 8 e 20 salários mínimos, como bem sabemos o numero 3 está fora desse intervalo o que nos leva a concluir que para o calculo de Y quando X for 3 deve haver outra equação.
Para cada caso abaixo, estime a correspondente reta de regressão:
Resposta:
Resposta:
Abaixo, você encontra 3 afirmações. Indique, justificando, se são verdadeiras ou falsas:
Se entre X e Y o coeficiente de correlação é 1, apenas uma dessas variáveis exerce influência sobre a outra. Isso já não é verdade quando o coeficiente de correlação é –1.
Resposta:
Falsa. Porque quanto mais próximo de 1 ou -1 estiver o coeficiente de correlação maior será a influência de X sobre Y. Uma diferença entre a correlação com coeficiente 1 e -1 é que a primeira é direta e perfeita o que quer dizer que para cada aumento na variável X, a variável Y aumentará na mesma proporção, já a segunda é perfeitamente inversa o que faz com que a cada aumento da variável X, a variável Y diminuirá na mesma proporção.
Resposta:
Se o coeficiente angular da reta de regressão é nulo, o coeficiente de correlação entre as mesmas variáveis também o é.
Verdadeira. Digo isso