Estudante
A psicologia criminal procura identificar as causas que conduzem ao comportamento desviante e os mecanismos que desencadeiam esse comportamento bem como os efeitos sociais, podendo assim, adoptar medidas de prevenção; procura reconstruir o percurso de vida do indivíduo delinquente e compreender os processos mentais que o levaram à criminalidade. Tenta assim descobrir a raiz do problema, pois só desta forma se poderá encontrar uma solução e determinar uma pena justa.
Esta ciência nasceu da necessidade de fazer leis adequadas para indivíduos considerados doentes mentais. Um profissional desta área deverá dominar conhecimentos referentes à doença mental, à psicologia em si e às leis civis.
SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2009
O que é a psicologia?
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano (para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada).
Outro objecto de estudo da psicologia são as personalidades inadaptáveis com comportamentos desviantes, psicopatologias.
Psicologia criminal
A psicologia criminal, ou psicologia forense, dedica-se ao estudo do comportamento criminoso, constituindo o interface entre a psicologia e o direito. Esta ciência nasceu da necessidade de legislação apropriada para os casos dos indivíduos considerados doentes mentais e que tenham cometido actos criminosos.
A psicologia criminal realiza estudos psicológicos de alguns dos tipos mais comuns de delinquentes e dos criminosos em geral, como por exemplo, dos psicopatas que ficaram na história. De facto, a investigação