Estudante
Para tornar mais clara a análise dos mitos gregos através das produções audiovisuais atuais, faz-se fundamental entender o que compreende essa manifestação da cultura grega, partindo da compreensão do que é esse conjunto de mitos e o que eles procuravam representar na cultura grega.
Aqui entendemos a mitologia grega como conjuntos de narrativas diretamente ligadas aos mitos da cultura grega antiga, dessa forma, procuramos compreender essas narrativas na perspectiva dos gregos antigos, ou seja, não atribuímos aos mitos o papel de meras ficções alegóricas, mas os enxergamos como “(...) uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada através de perspectivas múltiplas e complementares” (ELIADE, p. 11, 1994).
Os mitos narram os acontecimentos primordiais em consequência dos quais o homem se converteu no que é hoje. Somos resultados dos eventos primordiais. Para as sociedades arcaicas os mitos: a) constitui a história dos atos dos entes sobrenaturais; b) a história narrada pelo mito é verdadeira; c) o mito se refere sempre a uma criação; d) conhecendo o mito, conhece-se a origem das coisas, chegando-se a dominá-la; e) vive-se o mito ao rememorá-lo ou reatualizá-lo. ( ELIADE, p. 22, 1994). Percebe-se a importância para a sociedade grega antiga da rememoração dos mitos, pois os mesmos eram vistos como orientadores