estudante
INSTITUTO DE QUÍMICA
QFL2426
RELATÓRIO EXPERIMENTAL C
DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DE UM
POLÍMERO POR VISCOSIMETRIA CAPILAR
Ellen Caroline Ferreira de Carvalho
Profº Renato Giovanni Cecchini
27/09/13
6846508
T35 Grupo 09
1. Objetivo
O experimento desta aula tem como objetivo determinar a massa molar média viscosimétrica do poli(álcool vinílico) (PVA) por viscosimetria capilar.
2. Introdução Teórica
Viscosidade é uma grandeza física que pode ser definida como a resistência que um fluído exerce contra seu movimento, e a parte da ciência que estuda o escoamento dos fluídos devido a pressão denomina-se Reologia.
Ela está frequentemente associada às propriedades dinâmicas dos fluídos
(líquidos e gases/vapor). Quando tratamos de substâncias simples, a viscosidade é uma propriedade do fluido que depende da temperatura (com o aumento da temperatura, ela diminui para líquidos e aumenta para os gases), mas independe da velocidade de escoamento (fluídos newtonianos de molécula simples). Porém, para fluidos de moléculas mais complexas, como nosso polímero de estudo, a viscosidade pode variar em função de outros parâmetros além da temperatura, como pressão, velocidade e tempo.
A viscosidade (η) é a derivada do gráfico de tensão de cisalhamento por unidade de área entre dois planos paralelos do líquido em movimento relativo (para fluidos newtonianos), dada por:
taxa de cisalhamento γ =
tensão de cisalhamento τ =
dv velocidade diferencial
=
dx espessura diferencial
dτ F (força) dτ F⁄A
=
viscosidade η = = dγ A (área) dγ dv⁄dx
As unidades mais utilizadas são Pa.s, no SI, e Poise (g/cm.s), no cgs. Para a água, que em geral é o fluido referencial, a 20ºC, obtemos valores muito próximos de um cP. Determinar diretamente a viscosidade de fluidos, principalmente de polímeros, pode ser um processo difícil, e por isso medimos a