estudante
c) A transição do pensamento medieval para a criação de uma filosofia da problemática social com os iluministas no século XVIII.
d) A formação de uma elite de pensadores ligados ao processo de industrialização, que com técnicas matemáticas definiu a sociedade a partir de seus indivíduos.
e) A criação de uma técnica filosófica que prima pela valorização do indivíduo no todo social, ao mesmo tempo em que prima apenas pelas relações do homem com a sociedade.
04. (UFU) Dentre os conceitos abaixo apresentados um não pode ser relacionado à Sociologia:
a) É a ciência que estuda as relações entre os indivíduos e a sociedade.
b) É o pensamento científico que analise os problemas sociais oriundos das relações entre as classes sociais.
c) È uma forma de compreensão filosófica dos problemas sociais, que podem ser percebidos ao longo do processo histórico.
d) È a ciência que analisa as instituições sociais em relação com o ser humano, organizado em sociedade.
e) È uma forma de pensamento científico que busca a compreensão dos fatos sociais.
05. (UFES) Sobre a Sociologia é correto afirmar que:
a) Surgiu a partir da necessidade de analisar os fenômenos físicos e biológicos e sua relação com o ser humano em sociedade.
b) É um pensamento científico que ainda guarda o obscurantismo da Idade Média, mas que consolidou-se com a Revolução Industrial.
c) Apresenta-se no mundo contemporâneo como uma ciência que ainda precisa de instrumentos analíticos, pois ainda não apresenta um processo de sistematização definido.
d) Deve ser identificada como um ramo da Filosofia que preocupa-se com os acontecimentos sociais e que detém um objeto de estudo definido.
e) É uma ciência que apresenta um objeto de estudo definido, um método de analise e a sistematização dos seus postulados.
GABARITO: 1B, 2E, 3B, 4C, 5E