estudante
O século XX é considerado por vários historiadores como o maior período de tempo em que a humanidade experimentou grandes avanços de ordem social, científica e filosófica. Tais evoluções se comprovam quando observamos, num âmbito científico, a precoce tecnologia robótica capaz de substituir os homens em seus serviços. Já num ponto de vista social, é possível mencionar várias revoluções que ocorreram em todo o planeta como a revolução russa, a 1ª e a 2ª guerras mundiais, o colapso capitalista em 1929 e a queda do considerado “segundo mundo” soviético.
Dentre as doutrinas que procuravam encontrar as diretrizes e bases cujas quais os estados modernos necessitavam para o seu melhor funcionamento e manutenção de sua máquina burocrática, destaca-se o movimento que considerava responsabilidade estatal a manutenção e o provimento de garantias para tornar possível o convívio em sociedade mais justo. Esta precoce definição antecede as posteriores que viriam a formar a idéia central do estado do bem-estar social, tema pelo qual decidimos discursar
2 O WELFARE STATE: O ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL
Muitas indagações foram feitas durante todo o período que antecedeu a formulação objetiva da doutrina do Estado do Bem-Estar Social, seria possível a existência de um estado em que os seus objetivos seriam, principalmente, fundados na busca da felicidade individual de cada um de seus cidadãos? Com o passar dos anos, nós fomos testemunhas oculares através da lupa da história que tal sociedade fundada no bem-estar de seus indivíduos era possível e se tornou possível. Entretanto, com o surgimento do denominado Neoliberalismo, as indagações agora mudam de teor: o que é o Estado do Bem-Estar Social? ; o que ainda permanece como original na proposta de seus pensadores pioneiros? ; o que será do Welfare State em nosso país? Para tentar solucionar algumas destas dúvidas, abaixo, discorremos sobre seus principais tópicos e aspectos necessários para o seu entendimento.