Estudante
-Biografia-
Fernando António Nogueira Pessoa (1888 - 1935) foi poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal. Aos seis anos de idade, Fernando Pessoa foi para a África do Sul, onde aprendeu perfeitamente o inglês, e das quatro obras que publicou em vida, três são em inglês. Durante sua vida, Fernando Pessoa trabalhou em vários lugares como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, e ao mesmo tempo produzia suas obras em verso e prosa.
Como poeta, era conhecido por suas múltiplas personalidades, os heterônimos, que eram e são até hoje objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.
Fernando Pessoa faleceu em Lisboa, com 47 anos de idade, vítima de uma cólica hepática causada por um cálculo biliar associado a cirrose hepática, um diagnóstico hoje é dia é contestado por diversos médicos.
Fernando Pessoa- Ortônimo
Além de diversas personalidades que ele criou chamado de heterônimos há, também, uma personalidade poética definida e assinada como Fernando Pessoa, que é chamada de ortônimo.
A poesia do ortônimo é uma tentativa de resposta a várias inquietações que perturbam o poeta. A realidade em si, lhe obriga a ter uma atitude de estranheza e, consequentemente, conduz-lo a uma situação de negação face ao que as suas percepções lhe transmitem, assim Fernando Pessoa recusa o mundo sensível, privilegiando o mundo inteligível (platônico), aquele a que ele não tem acesso. Nos poemas ortônimo, exceto a Mensagem que é marcada pelo ocultismo, existem duas vertentes: a tradicional e a modernista. Alguns dos seus poemas seguem na continuidade do lirismo português outras iniciam o processo de ruptura, que se concretiza nos heterônimos ou nas experiências do modernismo.
Há poemas de