Estudante
Professor: Valdomiro de Jesus Santos
Estagiário: Dayse e Janílio
DATA: 02/04/2013
Aula no. 2
Turma: 8ª VI
TEMA: Lutas
RECURSOS MATERIAIS:
Notebook
Data show
Cartolina
Giz
Cola
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS:
Aula expositiva
Roda de conversa
Experimentação
OBJETIVOS:
Identificar as diferenças entre luta e briga
Construir coletivamente um conceito para lutas
Vivenciar diferentes jogos de oposição seguindo as regras
Seqüência da aula 1° momento: No inicio da aula passaremos um slides com algumas cenas de lutas e brigas. Depois faremos alguns questionamentos aos alunos como: a) O que vocês observaram nas fotos? Onde as pessoas estavam? Como estavam vestidas? O que estava acontecendo? O que elas estavam fazendo? Existe diferença entra lutar e brigar? Qual?
2° momento: Tendo em vista que neste momento todos já sabem quais são as características das lutas, propomos jogos de oposição com respeito às regras pré-estabelecidas.
Luta usando apenas as mãos: Queda de dedo: A queda de dedo (ou luta de dedo, ou sumô de dedo) é uma brincadeira de disputa envolvendo os polegares da mão de cada participante. Seu objetivo é conseguir prender o polegar do adversário e não deixar que ele prenda o seu. Variação: os alunos deverão lutar usando as duas mãos. Os alunos dispostos em circulo, um aluno deixa os braços abertos e seu colega do lado cruza os braços. Todos dão a mão e começam a queda de dedo.
Jogos com desequilíbrio: os alunos ficarão em duplas. Cada dupla faz um circulo no chão. Os alunos com apenas uma das mãos dadas, tentarão desequilibrar seu colega e fazer com que o mesmo saia do circulo. Variação: trocar as duplas.
A mesma atividade anterior, mas dessa vez só poderão usar o ombro para tirar o colega do circo.
3° momento: reflexão – fazer alguns questionamentos para os alunos: o que acharam da aula? e as atividades, alguma dificuldade? Sugestões?
Relatório de observação