Estudante de Informática
Diodo
Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação. É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica. Possui uma queda de tensão de 0,3 V(germânio) e 0,7 V(silício).
O diodo é considerado um semicondutor por apresentar condução e não condução bem diferenciada. A palavra diodo está relacionada aos "dois eletrodos" presentes no dispositivo.
Para se entender a composição de um diodo é necessário se compreender o processo de dopagem.
Dopagem eletrônica
A dopagem consiste na introdução de "impurezas" no silício cristalino para ajustar as propriedades dos componentes eletrônicos para as necessidades de funcionamento de cada componente em particular.
O carbono, o silício e o germânio (que assim como o silício, também é um semicondutor) possuem uma propriedade única em sua estrutura de elétrons, cada um possui quatro elétrons em sua órbita mais externa. Isso permite que eles formem bons cristais.
Os quatro elétrons formam ligações covalentes perfeitas com quatro átomos vizinhos, criando um reticulado.
No carbono, conhecemos a forma cristalina como diamante. No silício, a forma cristalina é uma substância metálica prateada.
Em um reticulado de silício, todos os átomos do silício ligam-se perfeitamente a quatro