Estudante de engenharia de produção
CAMPUS DE CAMPO MOURÃO (FECILCAM)
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
LINUX:
- Software Livre;
- Open Source;
- LGPL;
- GNU;
- Copyright;
- Copyleft.
Acadêmicos:
Adriana Almeida Boschini
Caroline Sabião Braga Silva
Lilian Aparecida Martins
Luiz Eduardo Marques Ferreira
Pedro Donizeti Spedo Junior
Valéria Walter dos Santos
Campo Mourão
Abril / 2013
Introdução
O sistema operacional Linux, é desenvolvido graças à boa vontade e o esforço de diversos de programadores do mundo inteiro, tendo o Linus Torvalds dado o pontapé inicial em 1991, na Universidade de Helsinki, na Finlândia.
Neste presente trabalho apresentaremos as licenças e codificações necessárias para aplicações em softwares do sistema operacional Linux.
As que apresentaremos são: Software Livre, Open Source, LGPL, GNU, Copyright e Copyleft.
Software Livre
O Software Livre como movimento organizado teve início em 1983, quando Richard Stallman deu início ao Projeto GNU e, posteriormente, à Free Software Foundation.
O software livre se caracteriza pelo desenvolvimento colaborativo e pelo livre acesso ao código fonte, oque assegura aos seus usuários quatro liberdades: * Liberdade n° 0: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. * Liberdade n°1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. * Liberdade n°2: A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo. * Liberdade n°: 3: A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.( Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade).
Um programa é software livre se, somente se os usuários têm tiverem essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para