estudante de arquitetura e designer de interiores
Valentim da Fonseca e Silva, mais conhecido como Mestre Valentim da Fonseca, nasceu em Serro - Minas Gerais (antiga Vila do Príncipe) no dia ........ de 1745, e morreu no Rio de Janeiro, cidade que ajudou a construir, no dia ....... de 1813. Ainda criança foi levado a Portugal pelo pai onde iniciou os estudos de escultura, após a morte do pai e aos 25 anos, volta ao Rio de Janeiro onde atuou como entalhador, arquiteto e urbanista.
Durante a gestão do vice-rei, Dom Luís de Vasconcelos e Sousa (1740 – 1807) é o principal construtor de obras públicas da cidade do Rio de Janeiro nas áreas de saneamento, abastecimento e embelezamento urbano, como o Passeio Público, talhas e imagens sacras para as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, São Pedro dos Clérigos, Santa Cruz dos Militares e Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco.
OBRAS
Passeio Público
Entre suas principais obras, está o Passeio Público construído entre 1779 e 1783, primeiro jardim público do Rio de Janeiro e do país, seguindo o exemplo do Passeio Público de Lisboa e dos jardins do Palácio Real de Queluz. Além de autor e supervisor, confeccionou todas as peças de arte, inclusive as de metais que foram as primeiras fundidas no país. Jardim estilo francês totalmente plano com ruas e linhas retas, formando desenhos geométricos de tamanhos diversos, as duas ruas principais formam uma cruz, com uma grande praça no centro. Fechada por muro alto com janelas e grades de ferro. Na entrada, dois pilares de pedra firmavam um portão. No interior, foram instalados mesas e bancos para uso público. Entre 1902 e 1906, a Inspetoria de Matas, Jardins e Arborização realizou uma transformação completa no Passeio. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN em 1938.
O traçado de Valentim na planta da cidade do Rio de Janeiro, de Francisco Betancourt (1791)
O Passeio Original na planta da Cidade de