Arquitetura da Grécia Antiga
Grécia Antiga
Curso: Design
ARQUITETURA
As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas.
As
colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija .
Arquitectura Grega
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C.
Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitectónico dórico .
A arquitectura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
Coríntio - pouco utilizado pelos arquitectos gregos, caracterizavase pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
Jónico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.
Ordem Dórica
Ordem Jónica
Ordem Coríntia
Ordem Dórica, Jónica e Coríntia
Frontão
Um frontão é um conjunto arquitetónico de forma triangular que decora normalmente o topo da fachada principal de um edifício, sendo constituído por duas partes essenciais: a cimalha (base) e as empenas
(dois lados que fecham o triângulo).
http://www.youtube.com/watch?v=sN7MdzN_f_
c#!