Estudando história
Qual a importância da História na vida das pessoas? Pergunta capciosa, difícil de responder. Imagine que você está querendo namorar alguém e nada você sabe sobre ela. Não sabe onde mora, não sabe quem são seus pais, seus costumes, suas manias, você só sabe que está apaixonado por alguém. Você resolve chegar nessa pessoa e declarar seu amor desde a primeira vez que a avistou. Fala que a ama muito, que irá fazê-la feliz para sempre, que quer casar com ela, etc... etc... etc... Ela vira para você, e com muito jeito, lhe diz: - Olha, você é uma pessoa bonita, parece legal, mas minha opção sexual é outra, não tenho nada a ver com você, desculpe-me, mas não vai dar, procure outra pessoa. Uau, que pratada, hein?
Bem, saber História, nada mais é do que pesquisar, analisar e contextualizar uma situação ou pessoa, em outras palavras se informar. É claro que a opção sexual é algo intimo de cada um, mas se você tivesse informado a respeito poderia se colocar diante da sua opção também e ver se topava ou não a parada. Para uma pessoa se informar existe variadas maneiras, por documentos, jornais, internet, bate-papo, entre outros. O historiador nada mais é do que um cara que busca informações no tempo e no espaço para descobrir aquilo que ele se propõe a conhecer, principalmente para escrever a respeito de tal assunto. Essas informações que a História nos fornece, pode tirar a gente de muitas enrascadas, pois você não vai cometer um erro que você já sabe que outro cometeu. Por exemplo: você não vai tirar notas baixa por que seu irmão levou uma bronca dos seus pais, logo você vai estudar a partir da atitude do seu irmão, você não vai precisar levar a bronca.
Essa tal de história começou lá na Grécia com um tal de Heródoto, ele morava numa cidade chamada, vejam só, Halicarnasso! Ele devia ser muito curioso e queria saber tudo sobre uma guerra que aconteceu entre os persas e os gregos. Ele conversou com muita