Estudando as profissões
Curso de Administração
Matemática Aplicada
Turma: N32
Acadêmicos:
Estudando as profissões
Prof. Enoque da Silva Reis
CAMPO GRANDE – MS 26 de Março de 2013
INTRODUÇÃO
Levantamento e tabulação de dados sobre as profissões de nível médio e superior a respeito das ofertas de emprego através de jornais e sites, e as profissões mais requisitadas no mercado de trabalho e seus percentuais de vagas e salários, dando ênfase ao setor de construção civil, abordando assuntos relatados de um profissional da área e sua importância n sociedade.
Etapa 01 – Passo 01
Através de dados de pesquisa feita em jornais e sites, analisamos que as ofertas de empregos tem tido um grande crescimento nos últimos dez anos em várias áreas. De acordo com o jornal “O Globo”, só o Sistema Nacional de Emprego (SINE) tem quase 180 mil oportunidade disponível em todo o Brasil.
Os setores que mais abriram vagas foram:
No Sudeste há mais de 94 mil empregos disponíveis; no Sul, 45 mil; no Norte, mais de 18 mil vagas; no Centro-Oeste quase 16 mil; e no Norte, 5,6 mil empregos.
Através da pesquisa identificamos as 10 profissões mais requisitadas:
1) Engenheiro de Petróleo
Quanto ganha (em média): R$ 14.000
O que faz: É responsável pelo desenvolvimento de projetos de exploração do petróleo e seus derivados em poços e jazidas, buscando uma maior eficiência de produção sem dano ao meio-ambiente. Com a descoberta do pré-sal, a profissão ganhou 'alma' própria - e é oferecida, hoje, como curso de graduação nas principais universidades do país.
2) Engenheiro de mobilidade
Quanto ganha (em média): R$ 12.000
O que faz: Supervisiona grandes obras de infra-estrutura, verificando se estão adequadas às normas legais. Nos grandes centros urbanos, esse profissional é encarregado de gerenciar o planejamento do transporte urbano. A carreira entrou no radar dos recrutadores depois que o Brasil foi confirmado como sede de grandes eventos, como a Copa