Estrátégias de comuniçao
Éder Clóvis de Oliveira1
Juliana de Oliveira Mendonça Ribeiro2
Rogério Tenório de Moura3
RESUMO
A comunicação pode ser considerada o processo social básico, primário, porque é ela que torna possível à própria vida em sociedade. Vida em sociedade significa troca, intercâmbio, esse eterno toma lá, dá cá entre as pessoas. E todo intercâmbio entre os seres humanos só é realizado através da comunicação. Se a base da sociedade é a economia, a base da economia é a comunicação e transformou-se numa grande indústria e num grande comércio, que movimentam muitos bilhões de dólares por ano. A comunicação e a informação determinarão o fracasso ou o sucesso de empresas e negócios nas próxima décadas, mudará a estrutura dos mercados, o comportamento dos clientes internos e externos, e conseqüentemente as relações de trabalho. Com o tempo, vai impactar toda a vida social, os valores, a política e a cultura de forma indelével, porém definitiva.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Informação, Economia, Empresas.
INTRODUÇÃO
As corporações estão passando por fantásticas transformações nas últimas duas décadas, num processo que continuará nos próximos anos, com conseqüências ainda mais imprevisíveis, tal a velocidade e a natureza das mudanças. O impacto da informação já redesenha as empresas e o universo dos negócios, mas está apenas começando. Apesar de toda essa importância vista na comunicação e na informação, cada vez mais acessível em qualquer parte do planeta, vale lembrar que não se pode esquecer dos valores e os potenciais humanos dentro de uma empresa.
Informação X Comunicação
A informação é unilateral, ou seja, exige apenas transmissão. A informação é a matéria prima da comunicação, mas existe independente da comunicação. Enquanto que a comunicação é um processo bilateral, exige transmissão/recepção. Quando o receptor interpreta a informação, realiza-se a comunicação.
Importância da