Estruturas
A importância do Produto Sustentável.
A opção pela utilização da madeira na construção, de uma maneira geral, e em particular como elemento estrutural, deve levar em conta aspectos específicos relacionados à obtenção de tal material. A exploração e a utilização indiscriminada de um recurso natural, a madeira, no caso, como sabemos, é hoje motivo de grandes apreensões. Assim, ao optar-se pela utilização desse material deve-se buscar o produto oriundo de manejo florestal licenciado e fiscalizado.
Deve-se utilizar a madeira certificada, o que é garantia de que sua exploração foi efetuada de forma sustentável - dos pontos de vista social e ambiental.
O uso estrutural da madeira baseia-se na composição de peças industrializadas, compostas de forma a apresentar um desempenho calculado. A madeira a ser utilizada na estrutura, particularmente como o é aquela que compõe o madeiramento de um telhado, por exemplo, deve receber tratamento que a proteja de agentes agressivos como insetos e umidade.
A elaboração de um projeto de estrutura de madeira - tal como aqueles de estrutura de concreto armado ou estrutura metálica - deve ser encomendado a Arquitetos ou Engenheiros especialistas. Tal providência garante o uso racional da madeira, atendendo os requisitos de resistência, segurança e economia.
Estrutura Metálica
O emprego do Aço na Construção Civil.
O emprego do aço na construção civil, como elemento estrutural, tem apresentado na atualidade grande incremento. A possibilidade de composição de perfis os mais diversos assim como a execução de junções rebitadas, soldadas e parafusadas, tornam o material adequado para a realização de estruturas, tanto leves quanto pesadas.
Enquanto técnica construtiva a execução de estruturas metálicas pode ser tida como pré-fabricada.
Dois fatores relacionados ao comportamento do aço frente a agentes agressivos contribuíram para tornar seu emprego na construção civil menos difundido:
1º. A