Estruturas
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
SISTEMAS ESTRUTURAIS V
RELATÓRIO PARCIAL
Porto Alegre, 24 de setembro de 2012.
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto foi elaborado por Mauricio João Reis, Engenheiro Civil, CREA/SP 58.349D, em Setembro de 2012. Trata-se de um projeto Estrutural de concreto armado, localizado na Rua Rodolfo Miranda, 636, Bairro Bom Retiro, SP.
O objetivo do relatório é estudar o subsolo e as fundações, averiguando e avaliando um projeto existente dentro da metodologia proposta da disciplina. Sobre isso, foram feitas vistorias do local, retiradas informações sobre o subsolo, levantamento de carregamentos, e justificativas para as alternativas escolhidas do projeto.
2. VISTORIA DO LOCAL DA OBRA E ESTUDO DO ENTORNO
O terreno em estudo, está posicionado em um cruzamento da Rua Mamoré com a Rua Rodolfo Miranda. As edificações ao entorno são de porte baixo tendo no máximo quatro pavimentos. Fica próximo a uma Igreja e residências -em alvenaria com características antigas e em más condições e conservações.
3. INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O SUBSOLO
O terreno é muito importante em qualquer construção, afinal é ele que dá sustentação ao peso e também determina características fundamentais do projeto em função de seu perfil e de características físicas como elevação, drenagem e localização. No que diz respeito ao nosso terreno consta dois principais tipos de solos, os argilosos e os arenosos e suas derivações granulométricas.
Solos arenosos possui maior proporção de areia. Esta compõe-se de grãos grossos, médios e finos, mas todos visíveis a olho nú. Como característica principal a areia não tem coesão, ou seja, os seus grãos são facilmente separáveis uns dos outros. Possuem grande permeabilidade, ou seja, a água circula com grande facilidade no meio deles e secam rapidamente. Os principais tipos que apareceram no subsolo foram: areia siltosa,