Estruturas e mecanismos básicos do mercado
Referência Bibliográfica completa.
ROSSETTI, J. P (2003). O Mercado: Estruturas e Mecanismos Básicos. In: Introdução à Economia. SP: Ed. Atlas, pp.395-444 http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal Questão 1: “ Explique esta afirmação de J. K. Galbraith: “mercado, agora, é uma abstração; não existe mais a conotação geográfica.” E indique quais os elementos básicos para configuração de um mercado, segundo a moderna versão econômica desse conceito.”
Resposta.
Mercado que antes era um espaço preestabelecido destinado a negócios de compra e venda, agora, podemos dizer que o simples fato da existência de determinado produto, serviço ou recurso e indivíduos interessados em tais, pode denominar-se mercado. Havendo procura e ofertas simultaneamente terão elementos suficientes para definição de mercado.
Questão 2: “ Cite e comente cinco rigorosas condições para que um mercado seja definido como concorrência perfeita. E cite cinco, efetivamente opostas, para que se configure um caso de monopólio puro. Seria possível dar exemplo de mercado onde essas condições, rigorosamente, se verificam?”
Resposta.
Para definir a concorrência perfeita podemos dizer que: • O numero de compradores e vendedores é tão elevado que, a decisão de um dos agentes econômicos é insignificante em ralação ao mercado. • Os produtos ofertados são homogêneos, não tendo diferenciação alguma entre eles. • Tanto os vendedores quanto os compradores, tem total e pleno conhecimento de todas as condições para o funcionamento do mercado. • Todos os agentes atuantes têm total liberdade de entrada e saída, sem qualquer restrição. • O preço resulta do equilíbrio no mercado entre a oferta e procura onde cada empresa aceita o preço sem poder influenciar em nada.
Quando nos referimos a um caso de monopólio puro o quadro se inverte e passamos a ter requisitos contrários aos que são utilizados para definir a concorrência