Estruturas organizacionais
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1. Conceito e importância da estrutura organizacional
Fundamentos da estrutura organizacional (Daft) 2010.
Estrutura organizacional
De acordo com Richard L. Daft há três componentes-chave na definição da estrutura organizacional:
A estrutura organizacional designa as relações formais de subordinação, incluindo o número de níveis da hierarquia para amplitude de controle de gerentes e supervisores.
A estrutura organizacional identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos e de departamentos na organização.
A estrutura organizacional inclui o projeto de sistemas para assegurar a efetiva comunicação, coordenação e integração de esforços entre os departamentos.
Esses três elementos da estrutura pertencem aos aspectos vertical e horizontal da organização.
No entanto, o uso de organograma para negócios originou-se em grande parte na revolução industrial. À medida que o trabalho tornava-se mais complexo e era realizado por um numero cada vez maior de trabalhadores, havia uma necessidade urgente de desenvolver meios de gerenciar e controlar as organizações. No tipo de estrutura organizacional que despontou desses esforços do final do século XIX e inicio do século XX, o presidente foi colocado no topo e todos os demais foram distribuídos em camadas abaixo dele. Pensar e tomar decisões são tarefas pertinentes àqueles que estão no topo; o trabalho físico é feito pelos funcionários que estão alocados em funções departamentais distintas. Essa estrutura era muito satisfatória e fortaleceu - se nas empresas, organizações sem fins lucrativos e organizações militares durante boa parte do século XX. Contudo, esse tipo de estrutura vertical não é sempre eficaz, particularmente em ambientes em rápida transformação. Ao longo dos anos as organizações desenvolveram outros projetos estruturais, muitos dos quais voltados para crescente coordenação e comunicação horizontais e para o incentivo para a adaptação as mudanças externas. Pag