Estruturas organizacionais
Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais estruturas organizacionais com suas características, possíveis vantagens ou desvantagens e mostrar que existem diversas formas de se aplicar os conceitos adequando assim, com as necessidades de cada organização.
TEORIAS APRESENTADAS
• Estrutura linear;
• Estrutura funcional;
• Estrutura Matricial;
• Estruturas por projetos.
Estrutura Linear
A estrutura linear é o tipo de estrutura mais simples, e é encontrada principalmente em pequenas organizações, porque nesse tipo de estrutura tem pouca diversificação, e uma pessoa tem o trabalho pouco especializado e pouco complexo.
Outra característica é a total autoridade do chefe, com muita centralização na tomada de decisão, muito baseada nos sistemas antigos de administração. Todos tem tarefas bem definidas e especificas. O sistema da estrutura é nitidamente piramidal.
As principais vantagens dessa estrutura são:
A autoridade única: como citado anteriormente, a autoridade é totalmente do chefe, o que faz com que seja mais claro saber a quem se reportar e obedecer a ordens, deixando a linha de comando mais clara.
Mais simples e econômicas: Essa estrutura permite que os chefes sejam mais diversificados, pois como são recomendadas para pequenas empresas, elas fazem com que menos pessoas de comando sejam contratadas e assim fica mais econômico para uma empresa que esteja começando, ou que não tenha tanto poder aquisitivo.
E as principais desvantagens são:
Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas: A autoridade centralizada no chefe faz com os funcionários não ajudem muito nas melhorias. Isso dificulta, pois o maior bem das empresas são o conhecimento de seus funcionários, e nesse tipo de estrutura ela não é muito utilizada. Isso também faz com as pessoas cooperem menos entre si, parte por fazer sempre o seu trabalho, e parte pela alta autoridade do chefe.
Tendência burocratizante: A