Estruturas Organizacionais
a) Uma empresa familiar produtora de shampoo e correlatos
Organização em linha – o administrador também é o técnico, não sendo necessária a divisão entre os processos administrativos e técnicos. São necessários menos funcionários para o funcionamento da estrutura.
Vantagens: Cadeia de comando é claramente definida; a responsabilidade pela variação é fácil de ser determinada; a comunicação é rápida e eficiente.
Desvantagens: Falta de especialização do supervisor, fator que impede a máxima eficiência em todas as posições da organização; sobrecarga de trabalho; difícil sucessão de posto. b) Uma grande multinacional química
Organização em linha e assessoria – há clara definição de delegações de autoridade e responsabilidade, além de uma comunicação bem definida (necessário para uma empresa de tal porte); as unidades têm dedicação exclusiva aos interesses da empresa e a assessoria presta serviços especializados (consultoria técnica).
Vantagens: Especialização que facilita o entendimento dos problemas da área; habilidade no gerenciamento, o que facilita a ascensão; linha de comunicação bem definida.
Desvantagens: Conflito entre linha e assessoria (diferentes visões dos objetivos globais, linha não confia na eficiência da assessoria, etc.) que devem ser resolvidos com o envolvimento das atividades entre os dois ramos, conscientização da importância da assessoria. c) Uma cadeia internacional de fast-food
Organização por departamentalização por localização geográfica – já que há um direcionamento, uma adaptação do produto ao desejo da população local (público-alvo).
Vantagens: Desenvolvimento da região geoeconômica; obtenção de vantagens econômicas locais; ação e reação à situação local; tomadas de decisão mais fáceis para a região.
Desvantagens: Matriz perde a primazia das