Trabalho - Sistema Tegumentar
1- O tegumento comum constitui a túnica contínua que envolve todo o organismo, protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente. Essa “capa” contínua somente é interrompida ao nível dos orifícios naturais (narinas, boca, olhos, orelha, ânus, vagina e pênis). O tegumento comum é formado por dois planos, o mais superficial denominado pele (ou cútis) e o mais profundo tela subcutânea. A cútis é constituída por duas membranas a epiderme e a derme. Além dos anexos cutâneos, que são os pelos, as unhas e as glândulas (sebáceas, sudoríferas, ceruminosas, vestibulares nasais, axilares, circum-anais e mamas).
2- A epiderme é a camada mais superficial da cútis formada por várias camadas de células achatadas, possuindo cinco extratos (camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea). Tendo uma espessura média de o,12mm, porem varia, sendo mais espessa na palma das mãos e na planta dos pés e mais delgada nas pálpebras, prepúcio, pequenos lábios vaginais e escroto.
3- Como a epiderme não possui vasos sanguíneos próprios a única forma de nutrição das células da epiderme é a difusão, os nutrientes que vem da derme passam de célula a célula até chegar à epiderme. Por isso as células mais superficiais morrem.
4- A camada basal também recebe o nome de germinativa, seu papel é produzir células constantemente e empurrando-as para a superfície, passando por outras camadas até chegar à superfície.
5- À medida que as células vão se distanciando da derme, consequentemente do suprimento sanguíneo, as células vão morrendo e seu citoplasma vai sendo substituído por uma proteína, chamada queratina, formando o estrato córneo (o estrato mais superficial da epiderme).
6- A espessura do estrato córneo e da epiderme depende da descarga de peso ou atrito, exercidos em alguma área do corpo.
7- É na derme que se encontram as fibras elásticas, os vasos sanguíneos e os receptores nervosos.
8- Melanina é um pigmento acastanhado que aparece em negro quando mais