Estruturas organizacionais
Introdução 2
1- Estrutura Organizacional: 2
2 - Formalidade e Informalidade Nas Estruturas: 3
3 - Factores Determinantes da Estrutura: 3
4 - Modelo de GREINER 3
5 - Elementos Fundamentais da Estrutura: 3
6- As Configurações Estruturais de Mintzberg 3
Vantagens da Estrutura Divisionária: 3
Desvantagens da Estrutura Divisionária: 3
Conclusão 3
Bibliografia: 3
Introdução
Este trabalho individual tem como objectivo, o estudo e desenvolvimento do tema Estruturas Organizacionais que faz parte do Cap. III do programa da cadeira de G.O.I.
Iniciarei com a abordagem da importância extrema da estrutura para a organização, num contexto em constante mudança e relevar a necessidade de adaptação da estrutura à empresa em convergência com a sua missão, estratégia, dimensão, ciclo de vida e tecnologia.
Numa segunda fase abordarei os factores determinantes da estrutura e o ciclo de vida da estrutura nas organizações.
Por fim analisarei as configurações estruturais de Mintzberg, aprofundando a configuração estrutural divisional.
1- Estrutura Organizacional:
Uma organização revela-se por um conjunto de pessoas que determinam objectivos comuns, e que para isso desenvolvem uma actividade através de um processo de gestão dos meios disponíveis, de forma a esta ser eficiente, eficaz e com maior capacidade produtiva para a empresa. Perante estes objectivos a organização sente necessidade de criar um suporte estável de funcionamento da empresa, no qual a segure uma coordenação racional das pessoas e das suas tarefas, apoiando-se na divisão do trabalho em tarefas elementares, e na definição clara e objectiva de uma hierarquia regulamentada por princípios claramente definidos para uma administração de excelência.
Sendo assim é a estrutura da organização componente essencial para assegurar a repartição efectiva de tarefas e de funções, que por sua vez vão gerar que o trabalho se desenvolva no expoente máximo de qualidade e