Estruturas Organizacionais
Estruturas Organizacionais
Conceito de Organização, Direção e Controle
Cristina Vivian Alves da Silva - 2313100932
Débora Teixeira Correa – RA2513100184
Roberta Matos de Amorim – RA2313100116
Meire Aparecida Pasqual – RA2513100086
Profº Hércules Ezequiel
30/05/2013
Este artigo mostrará os tipos de estruturas organizacionais existentes, quais são os modelos e formas a serem trabalhados, problemas e benefícios que eles trazem, e o quanto é importante para as empresas. Vai mostrar também que uma estrutura organizacional pode ser formada por aspectos formais, informais ou ambos os aspectos na mesma estrutura. Evidenciará o objetivo principal das estruturas organizacionais, destacando a busca pela eficiência e melhoria de seus métodos, para tornar a organização capaz de superar momentos difíceis e sobressair diante ao mercado concorrente. Além de, dar ênfase a necessidade de toda organização ter um ou mais tipos de estruturas definidas.
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
1. Organização
Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos (Djalma 2002).
Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas (Stone, 1992).
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
Para se pensar em departamentalização é necessário pensar um pouco sobre os níveis de estrutura organizacional e seus processos. É necessário considerar todas as repartições da empresa, conhecer a fundo os seus departamentos, seções, cargos, e as relações entre subordinados e chefes e também a filosofia dessa estrutura. Se não houver uma base sólida desses aspectos fica difícil conseguir um bom resultado.
Uma estrutura