Estruturas Metálicas
GALERIA MIGUEL RIO BRANCO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO4
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA5
ESTUDO DO CASO7
CONCLUSÃO10
BIBLIOGRAFIA11
ESTRUTURAS METÁLICAS
INTRODUÇÃO
As estruturas metálicas ganharam maior prestígio a partir do século XVIII (dezoito) por motivos de demandas construtivas, como por exemplo, para coberturas de grandes áreas, como de galpões, fábricas, auditórios e museus; e também por causa das mudanças nos modos de produção, vindo do artesanal para o industrial, o que também contribuiu para disseminação dessa forma de construção.
Em uma relação geral, a estrutura metálica trouxe melhor qualidade estrutural e maior grau de precisão ás edificações. Além disso, suas propriedades trouxeram novos conceitos a serem explorados pela arquitetura.
O objetivo deste trabalho é escolher e analisar um edifício no qual a estrutural metálica foi a responsável por dar a forma final do projeto e a importância da escolha desse tipo de estrutura para a construção do mesmo. Serão discutidos: o tipo de material utilizado na obra, as características desse, o objetivo e função do edifício, entre outros aspectos.
Para realização do mesmo o edifício escolhido foi a Galeria Miguel Rio Branco.
Imagem 1 Galeria Miguei Rio Branco
ESTRUTURAS METÁLICAS
Dados gerais: localizada no Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim, um dos acervos de arte contemporânea mais importantes do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.
A galeria faz parte do museu e foi projetada exclusivamente para receber a obra do artista Miguel Rio Branco. Seu projeto tem como função aumentar o conjunto de locais expositivos do acervo e dar ao artista maior gama de possibilidades para expor sua arte em variadas montagens.
Arquitetos responsáveis: Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel, Paula Zasnicoff.
Ano de construção: de 2008 à 2010
Tipologia: Institucional
Área: 1520m²O material obtido para