estruturas metalicas
Trabalho elaborado por:
Nuno Sousa
Steven Inácio
Introdução
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Resistência dos Materiais e tem como objetivo explicar:
1. O que são estruturas Metálicas ;
2. Como estas se ligam;
3. Exemplos de como e onde são aplicadas.
O que são estruturas metálicas?
As estruturas metálicas são estruturas constituídas por elementos metálicos, chapas e perfis, compostos por uma ou mais peças ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um conjunto estável, isto é, um conjunto capaz de receber solicitações externas, absorve-las internamente e transmiti-las até aos seus apoios, onde estas solicitações externas encontrarão o seu sistema estático de equilíbrio.
Estas podem ser ligadas através de vigas, pilares ou contra ventos, sendo fundamental que os elementos de ligação apresentem resistência mecânica compatível com o aço utilizado na estrutura.
Fig-1 Ligação através de soldadura
Fig.-2 Ligação através de aparafusamento
Como se utilizam as estruturas metálicas?
As estruturas metálicas são aplicadas em vários tipos de construções, um exemplo disso é uma obra notável como - O EMPIRE STATE BUILDING
No início dos anos 30, em plena recessão econômica mundial, cinco empresários americanos, liderados por John Jacob Raskob (criador da General Motors), resolveram construir em Nova Iorque, o mais alto edifício do país. Para tanto contrataram a empresa de consultores Shreve, Lamb & Harmon Architects.
Dotados de uma extraordinária visão futurista e oportunista, os técnicos envolvidos no projeto, decidiram pela utilização em larga escala de elementos modulares semi-industrializados, que pudessem não só, utilizar para sua fabricação e montagem, os operários da indústria, mas também da construção convencional, pois em