colunas gregas
As colunas dóricas foram as primeiras e são as mais simples na ordem arquitetônica das colunas. Era uma versão em pedra das peças de madeira e vinha em primeiro lugar porque o povo dórico foi o primeiro a dominar a Grécia. O capitel desse tipo de coluna é composto por um anel encimado por um bloco quadrado, o corpo da coluna é facetado para ter 20 lados, o que dava uma forma geométrica simétrica para essa coluna. Além disso, elas possuíam um espaço que corria para cima, os frisos.
Já uma coluna Jônica é a mais alta de todas as outras. Os capitais parecem um par de rolos virados para baixo e, ao contrário das colunas dóricas, as jônicas possuem uma base semelhantes à anéis articulados empilhados. Devido ao fato de serem muito altas, uma protuberância é formada na coluna para dar ilusão de magreza a partir de qualquer ângulo que é visto.
O modelo mais precioso e mais decorado é o Coríntio. Essa coluna é revestida em ranhuras verticais em torno do corpo e possui uma protuberância semelhante à das colunas Jônicas. O capitel é decorado com folhas e flores que são encimadas por um design de rolagem. A base é semelhante às Jônicas, exceto nos anéis, que são mais espessos e menores.