Estruturas Metalicas
Soldagem é o processo de união entre duas partes metálicas, usando uma fonte de calor com ou sem aplicação de calor. A solda é o resultado desse processo. (BRANDI, pág.1, 1992). Existem três grandes grupos de processos dedicados à união dos materiais que são Soldagem, Brasagem e Solda Branda.
Na soldagem, a união dos materiais é realizada através da fusão dos materiais em íntimo contato, pela fusão de ambos e adição de outro material fundido ou, ainda, simplesmente, por contato destes materiais nas fases sólida ou semi-sólida. Em geral, a soldagem provoca maior distorção no material base e normalmente não é utilizada sobre cerâmicos. A grande área de atuação da soldagem inclui os metais e suas ligas, devendo-se este fato à sua grande versatilidade e economia, além das excelentes propriedades mecânicas que as uniões assim obtidas apresentam.
Apesar de possuir aparência moderna, a união de materiais já era praticada há cerca de quatro mil e oitocentos anos, nos vales dos rios Nilo e Tigre-Eufrates. A soldagem, tal como hoje é concebida, somente se desenvolveu no final do século XIX e realmente ganhou impulso nos últimos 60 anos. Durante o período da II Guerra Mundial (1939 a 1945), as técnicas de soldagem sofreram uma evolução muito grande, devido à fabricação de navios e aviões soldados. Hoje os processos de soldagem são utilizados para fabricar produtos e estruturas metálicas, aviões, veículos espaciais, navios, locomotivas, veículos ferroviários e rodoviários, pontes, prédios, oleodutos, gasodutos, plataformas marítimas, etc.
A própria definição do que é uma solda tem sofrido alterações no tempo.Em meados da década de 50, a American Welding Society (AWS) definia solda da seguinte forma:
“Solda: uma coalescência localizada de metal, onde a coalescência é produzida pelo aquecimento a temperaturas convenientes, com ou sem aplicação de pressão e com ou sem o uso do metal de adição.
A elaboração deste trabalho tem como objetivo complementar a