Estruturas Met Licas ELLEN CAROLINE FERREIRA FURTADO
1212 palavras
5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMACURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
TURMA 415 / NOTURNO
ELLEN CAROLINE FERREIRA FURTADO
ESTRUTURAS DE METAIS
São Luís
2015
PRODUTOS SIDERÚRGICOS ESTRUTURAIS
Tipos de produtos estruturais
As Usinas produzem aços para utilização estrutural sob diversas formas: chapas, barras, perfis laminados, fios treliçados, cordoalhas e cabos. Os três primeiros tipos são fabricados em laminadores que, em sucessivos passes, dão ao aço preaquecido a seção desejada. Os fios trefilados são obtidos puxando uma barra de aço sucessivamente por meio de fieiras de diâmetro decrescente. As cordoalhas e os cabos são formados por associação de fios. Perfis estruturais podem ainda ser fabricados por dobramento de chapas e por associação de chapas através de solda.
Produtos laminados: Barras, Chapas, Laminadores, Trilhos, Tubos
Os produtos laminados, em geral, se classificam em barras, chapas e perfis. As barras são produtos laminados nos quais duas dimensões são pequenas em relação a terceira. As barras são laminadas em seção circular, quadrada ou retangular alongada. Estas últimas chamam-se comumente de barras chatas.
As chapas são produtos laminados, nos quais uma dimensão é muito maior que as outras duas. As chapas dividem-se em duas categorias: Chapas grossas de espessuras superior a 5,0 mm e chapas finas fabricadas a fio e a quente. As chapas fornecidas com os bordos naturais de laminação se denominam universais. Quando os bordos são cortados na tesoura as chapas se denominam aparadas.
Perfis laminados são aqueles fabricados a quente nas usinas siderúrgicas e seriam os mais adequados para utilização em edificações de estruturas metálicas, pois dispensariam a fabricação "artesanal" dos perfis soldados ou dos perfis formados a frio. No Brasil, porém, os perfis laminados disponíveis são de pequenas dimensões, fabricados por usinas siderúrgicas de pequeno e médio porte, e com características