Estruturas Geológicas da Terra
Estruturas geológicas da terra
Teoria da formação e evolução da terra
Á cerca de 4,6 bilhões de anos a terra estava no seu processo de formação.
Á aproximadamente 3,5 bilhões de anos a maior parte da crosta terrestre estava formada, mas a formação dos continentes era muito diferente. A terra continua em constante transformação e os continentes estão em constante movimento.
Formação da terra
O planeta está em constante transformação, tanto em seu interior como em sua superfície. Essas transformações continuam acontecendo de tempos em tempos porque o planeta possui muita energia em seu interior e porque a superfície da crosta terrestre sofre a ação permanente de forçar externas (como chuva, vento e foças do próprio homem ex. cidades construídas represas e etc.)
Algumas mudanças tem uma fácil percepção como terremotos e erupções vulcânicas que tem logo de cara mudanças imediatas da paisagem.
Tipos de rocha
O que são rochas
As rochas podem ser classificadas segundo em sua formação, em magmáticas (ou ígneas) metamórficas e sedimentares.
As primeiras rochas a serem formadas foram às chamadas de magmáticas ou ígneas.
Dois fortes atritos e a combinação química de dois ou mais minerais transformam a estrutura molecular das rochas á formadas e dá origem a outro tipo de rocha chamada rocha metamórfica, por exemplo, o mármore e o quartzo. Esse processo não deve ser confundido com fusão das rochas, o processo que só ocorreria no manto ou como se chama abaixo da crosta em que as temperaturas são mais elevadas.
As rochas sedimentares são rochas que conforme a superfície da terra se resfriava, gases como, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e outros foram liberados e formaram a atmosfera.
Fósseis, paleontologia e Arqueologia.
Fósseis
Fósseis são restos das plantas e animais, preservados nas rochas. Com frequência, apenas as partes mais duras, como dentes e ossos, são preservadas.
As outras partes se decompõem. Mesmo quando não resta