estruturas de mercado
O que é monopólio?
O que é oligopólio?
O que é concorrência perfeita?
O que é concorrência monopolística?
A estrutura de mercados está relacionada à constituição, a formação dos mercados. Essa estrutura está condicionada a algumas características:
Tamanho e quantidade de vendedores e compradores;
Produtos negociados que podem ser homogêneos, diferenciados, semelhantes e divisíveis;
A capacidade de formar, impor e controlar preços;
A existência de barreiras que dificultem a entrada de novos concorrentes;
A fluidez, a acessibilidade das informações a todos os agentes participantes, que se resume no nível de transparência existente nos mercados.
Essas características determinarão as formas de competição existentes nos mercados, que levarão à concorrência perfeita ou imperfeita. O modelo ideal de concorrência, de acordo com o pensamento dos economistas neoclássicos (A. Marshal, L. Walras e outros) é o de concorrência perfeita que possibilita, ao consumidor, praticar suas escolhas, diante de uma multiplicidade de vendedores e de produtos.
As estruturas de mercados são fatores determinantes na formação de preços dos produtos ofertados e demandados na economia. As empresas, dependendo da estrutura dos mercados onde atuem, terão liberdade total ou nenhuma para formar seus preços. As estruturas de mercado existentes na economia são seis.
A CONCORRÊNCIA PERFEITA
É uma situação de mercado considerada ideal para a sociedade. Nesse tipo de mercado, existe um grande número de pequenos compradores e de pequenos vendedores que inviabiliza distorções no processo de formação de preços. Cada participante é considerado um átomo, sem poder suficiente para interferir na formação dos preços. As hipóteses necessárias, além de grande número de vendedores e compradores para a existência de concorrência perfeita são:
Produtos homogêneos e divisíveis: o termo homogêneo é o melhor para definir igualdade. Eles são absolutamente