Estruturalismo
DA ADMINISTRAÇÃO
Modelo Burocrático de Organização
Teoria Estruturalista da Administração
Fortaleza – CE
Março 2015
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre a Abordagem Estruturalista que envolve duas teorias uma é a Teoria Burocrática que dá ênfase na estrutura e a outra é a Teoria Estruturalista que dá ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente.
→ MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO (1940).
Origens
No início do século XX, Max Weber um sociólogo alemão publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações de sua época. Deu a elas o nome de burocracia e passou a considerar o século XX como o século das burocracias, pois achava que eram essas organizações que caracterizavam uma nova época plena de novos valores e novas exigências.
1. A palavra burocracia da a ideia do exercício do poder por meio dos escritórios e das repartições públicas, veio se desenvolver dentro da administração ao redor dos anos 40 pelos seguintes aspectos:
1.1 A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitavam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais.
1.2 A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente á fabrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente ás empresas.
1.3 O crescente tamanho e complexidade das empresas que passou a exigir modelos organizacionais bem mais definidos.
1.4 O ressurgimento da sociologia da burocracia, a partir dos trabalhos de Max Weber seu criador. Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada exatamente, muito minuciosamente e em hipótese alguma permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho.
1.5 A sociologia da burocracia propôs um modelo de organização