Estruturalismo
De acordo com estudiosos e críticos literários, o termo estruturalismo não seria uma escola ou um movimento literário pelo fato de seus autores não estarem presos a nenhuma doutrina específica. Estruturalismo seria um léxico ao qual as ciências sociais recorrem com freqüência. Nessa complicada tentativa de definir e entender o que o termo em questão representa e significa, seria prudente começar pela definição dada ao mesmo pelo dicionário da língua portuguesa.
1. Teoria lingüística que considera a língua como um conjunto estruturado, onde as analogias definem os termos.
2. Tendência comum a várias ciências humanas (psicologia, etnologia, etc. ), que visam definir um feito humano em função dum conjunto organizado e dar conta deste último com o auxílio de fórmulas matemáticas.
A primeira definição resume o termo como sendo uma teoria que considera a língua como um conjunto estruturado. Entende-se por estrutura por um sistema abstrato em que os elementos constituintes são interdependentes e que possuem ordenação e dinamismo próprios. O método de análise estruturalista examina as relações e funções desses elementos considerando que não há fatos isolados e sim partes de um todo com alguma relaçao interna.
O estruturalismo é uma atividade, sucessão de uma certa quantidade de operações mentais. Partindo desse princípio é possível falar em atividade estruturalista cujo objetivo seria reconstituir um objeto de estudo.
O Estruturalismo é uma modalidade de pensar e um metodo de analise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas areas das humanidades. Metodologicamente, analisa sistemas de grandes escala, examinando as relações e as funçõesdos elementos que constituem tais sistemas, que são inumeros variando das linguas humanas e das praticas culturais aos contos folcloricos e aos textos literarios. Partindo da linguistíca e da Psicologia do princípio do século