Estruturalismo na Psicologia
No desenvolvimento do nosso trabalho sobre Estruturalismo abordamos não somente aspectos históricos , e seus mestres. Abordamos em Geral muitas variações diferentes, como em qualquer movimento cultural, as influencias e os desenvolvimentos que são complexos.
Em seu Livro A Textbook of Psychology , Edward Bradford Titchener cita que: “ Todo conhecimento Humano é derivado das experiências Humanas, não há outra fonte de conhecimento.” Com base neste afirmação vimos que cada individuo tem suas próprias vivências e, portanto , seu próprio repertorio de conhecimentos.
ESTRUTURALISMO
(Wilhelm Maximilian Wundt) Para dar Inicio ao nosso Trabalho , iremos citar Wilhelm Maximilian Wundt (1832 -1920) , ele foi um medico filosofo e Psicologo Alemão. É considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental junto com outros estudiosos.
Wundt foi para muitos estudiodos do estruturalismo , da Psicologia e da Filosofia uma das suas primeiras fontes, e responsavel em determinar a estrutura da mente na tentativa de compreender os fenomes Mentais.
Ele foi, nos primeiros anos da evolução da Psicologia como disciplina científica distinta / autônoma, um baluarte. Wilhelm Wundt que determinou o objeto de estudo, o método de pesquisa, os tópicos a serem estudados e os objetivos da nova ciência. Formado em Medicina ele criou um espaço compatível com os laboratórios das ciências naturais. Este laboratório tornou-se um centro de investigação, local onde acorreram psicólogos e estudantes de todo o mundo , dentre eles Edward B. Titchener.
Esta foi a forma mais eficaz de Wundt atingir o seu principal objetivo que era contribuir para o processo de autonomia da Psicologia – separando-se, nesse contexto, e apenas nesse, da Filosofia