Psicologia Estruturalismo
Momento histórico – Com o surgimento da escola estruturalista o psicólogo era comparado ao anatomista pois estudava sobre o corpo nas estruturas do qual era composto. Assim o psicólogo deveria analisar a mente humana com base nas unidades elementares que correspondem aos elementos básicos da consciência, são: estados de sensação , imagens e estados afetivos.
Principais representantes: Edward Titchener
Principais idéias: Estuda os aspectos estruturais do sistema nervoso, conteúdos mentais e sua conexão mecânica.
Contribuições : Uma grande contribuição dessa escola foi a de possibilitar que a psicologia se tornasse uma ciência. Outra grande contribuição desse teórico consiste no fato de que, com base em seus experimentos em laboratórios , foi aberto o campo da pesquisa experimental em psicologia, sendo os psicólogos inseridos em laboratórios.
FUNCIONALISMO
Momento histórico: No surgimento dessa escola o movimento social estava voltado para o pragmatismo, houve então a importante busca pelas respostas para as perguntas “ O que fazem os homens?” “Porque o fazem?. James então apontava a necessidade da compreensão da consciência e seu funcionamento em função de usá-la para adaptar-se ao meio.
Principais representantes: William James
Principais idéias: O funcionalismo e basicamente o estudo das funções e suas conseqüências.
Contribuições: A contribuição a psicologia era analisar a consciência a partir de seus elementos e forneceu uma maneira alternativa de analisar a mente, a abordagem funcional da psicologia.
ASSOCIACIONISMO
Momento histórico: No inicio a associação de idéias era vista como uma força que controlava os eventos mentais, embora ainda não levasse esse nome.
Principais representantes: Edward Thorndike
Principais idéias: Baseava-se no conceito de que a aprendizagem se da por meio da associação de idéias. Dos seus aspectos mais simples para o mais complexos.
Contribuições: As grandes contribuição dele para a psicologia