estruturada 2
O presente trabalho acadêmico foi elaborado por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Anhanguera, do pólo de Porto Alegre, para a disciplina de programação estrutural II.
Muitos programas de computadores são do tipo “Console” e são utilizados todos os dias em vários sistemas operacionais.
Nosso objetivo será adquirir experiência com o ciclo completo de desenvolvimento de um aplicativo pequeno de linha de comando do tipo CONSOLE. Este programa permitirá contar linhas de código fonte desenvolvido em linguagem de programação C ou C++ e a estrutura sugerida permita a sua adequação para outras linguagens.
Construiremos um relatório dividido em 4 etapas, sendo que ao final demonstraremos o ciclo completo de desenvolvimento deste pequeno aplicativo do tipo CONSOLE.
2 RELATÓRIO 01: Modularização e declaração de funções
Nesta etapa compreenderemos os requisitos do problema e determinaremos a organização inicial do código fonte que permitirá o desenvolvimento da solução. Iremos compor o código fonte formado por dois módulos, são eles:
O módulo principal, contendo o código” main” e o módulo auxiliar, contendo o código própriamente dito para o contador de linhas.
Módulo Principal contendo o código da função Main:
Primeiro, declaramos as bibliotecas necessárias para a programação do código fonte, e seguem abaixo:
#include
#include
#include
#include
Segundo, declaramos um protótipo da função “VOID”(se não declararmos ela antes do “MAIN” ela não será reconhecida), esta função também estará presente no código de contagem e este fará parte do segundo módulo do nosso programa e segue abaixo:
void contador (char nomeArquivo[], int comentario, int vazia);
Terceiro, declaramos as variáveis dos argumentos(arg), os ponteiros, linhas de comentários e linhas vazias e segue abaixo:
int main(int argc, char *argv[]){ int coment=0,vazia=0,i=0;
Módulo auxiliar contendo o código da função do contador: