estrutura
A estrutura organizacional deve ser definida consoante à estratégia de negócios das organizações. A escolha de uma estrutura em detrimento de outra inevitavelmente envolve vantagens e desvantagens, privilegiando certos aspectos comparativamente a outros. A questão importante a abordar em qualquer estratégia de gestão é que se focalize nos aspectos mais relevantes e, dessa forma, provenha as condições necessárias para que sejam alcançados. Em geral, a administração dessa estrutura deve buscar concentrar-se na cadeia de valor horizontal dos negócios: a gestão de suprimentos, produção, comercialização, finanças; e na gestão dos talentos humanos, assim como estar absolutamente focada na gestão da cadeia de valor vertical do setor onde a empresa atua: seu macro segmento, conforme mostra a Figura 1 .
As estruturas organizacionais, como será mostrado ao longo deste trabalho, já foram alvo de estudo de diversos autores. Sobrevoando estas teorias, pesquisas e estudos deste ramo da Administração constata-se que os desenhos organizacionais moldaram-se às condições de contorno da época e às circunstâncias em que foram utilizados.
A proposta deste trabalho é apresentar os principais conceitos que envolvem as teorias das estruturas organizacionais e alguns tipos de estruturas das organizações, contrapondo opiniões de diversos autores.
Figura 1. Cadeia de Valor Empresarial
Fonte: Adaptado a partir do modelo de consultoria da PricewaterhouseCoopers visando refletir os componentes da cadeia de realização horizontal dos negócios, interagindo com a dinâmica da nova economia, onde o Capital Intelectual é um componente chave da gestão.
1. DEFINIÇÃO
Tratando de organizações e suas estruturas, deve-se conceituar, mesmo que brevemente, alguns termos que serão recorrentes ao longo deste texto.
Muitos foram os autores que externaram seus pontos de vista e suas definições a respeito de organização e estrutura organizacional
Galbraith