Estrutura
Gestão da Qualidade
“The impact f total quality management on supply chain management and firm’s supply performance”, AssadejVanichchinchai e Barbara Igel (2010)
Índice
1 - Introdução
Num mercado internacional dinâmico, a qualidade não é suficiente. Fornecer no momento, local e custo certo é também crítico para ter uma vantagem competitiva. A competição global nos negócios não é mais ao nível das organizações, mas sim, entre a sua cadeia de fornecedores. A implementação em simultâneo da Gestão da Cadeia de Fornecedores (GCF) e da Gestão pela Qualidade Total (GQT), é um desafio e consome grande quantidade de recursos, uma vez que cobre funções internas e externas, permitindo colher grandes benefícios se for bem implementado, ou poderá ter um impacto sério se falhar.
No entanto, ambas (GCF e GQT) são críticas para a competitividade organizacional. Este estudo de pesquisa investiga a relação entre as Práticas de Gestão pela Qualidade Total (PGQT), as Práticas de Gestão da Cadeia de Fornecedores (PGCF) e o Desempenho do Fornecimento da Empresa (DFE) com respeito ao desempenho no fornecimento interno dos fornecedores de peças para automóveis, sendo este um componente crítico de toda a cadeira de fornecimento.
2 – Motivações para o estudo
A Gestão pela Qualidade deve ser um fator crítico de sucesso para a GCF, ao entregar produtos de qualidade ao(s) cliente(s) a tempo e a um custo competitivo. Sem muitas evidências empíricas, a GQT poderá desempenhar um papel chave em melhorar a GCF.
A indústria automóvel possui milhares de componentes na sua produção, poucos são fabricados nos montadores finais, mas a grande maioria são produzidos e fornecidos por uma rede de vendedores. Logo, o preço, qualidade e entrega de um automóvel depende destes, sendo influenciados pela qualidade e eficiência de todos os parceiros ao longo da cadeia de fornecedores,