Construção Mecânica
Milton Leite
São Paulo, 14 de abril de 2014
Milton Leite
CONSTRUÇÃO MECÂNICA E TRATAMENTOS TÉRMICOS
Trabalho de pesquisa, sobre materiais de construção mecânica e tratamentos térmicos.
São Paulo, 14 de abril de 2014
Materiais de construção mecânica e tratamentos térmicos.
Ligas ferro-carbono são também chamados de aços, que contém um valor de carbono que normalmente é inferior a 1%. Eles podem ser divididos em três categorias:
A primeira representa os aços com baixo teor de carbono, geralmente valor menor que 0,25%, o que traz como consequência que elas sejam moles e fracas. Em contra partida são os mais baratos em custo de produção, sendo usináveis soldáveis.
A segunda categoria contém os aços com teor de carbono entre 0,25 e 0,60%, o que lhe permite uma resistência maior. São normalmente usados em rodas de trens, virabrequins, engrenagens, entre outras peças que fazem necessário a resistência á abrasão e tenacidade.
A terceira e última leva em consideração os carbonos com 0,60 a 1.4 teor de carbono, o que os torna os aços mais duros e resistentes, porém sem a capacidade de ser comprimido ou estirado.
Principais microestruturas dos aços e ferro fundido.
Ferro fundido
Pode se apresentar na forma Cúbica de Corpo Centrado(CCC) nas variações δ e α, ou Cúbica de Face Centrada(CFC) ou γ.
Estrutura Cúbica de Corpo Centrado(CCC): os átomos de Ferro estão alojados em cada vértice e no centro do cubo. Possui duas variações alotrópicas chamadas de δ e α.
A forma δ aparece no instante que o Ferro se solidifica(1539°C) e permanece até a temperatura de 1394°C.
Estrutura Cúbica de Face Centrada(CFC) ou γ: A partir dessa temperatura(1394°C) e continuando o resfriamento lentamente, ocorreu mar e distribuição dos átomos de Ferro no reticulado cúbico que passa a forma alotrópica CFC ou γ, e que permanecerá até a temperatura