estrutura
O presente trabalho irá abordar sobre a estrutura e organização da educação brasileira, que constitui em um sistema próprio onde, cada organização tem o seu sistema, tendo a responsabilidade de garantir um bom desenvolvimento para o aluno e uma boa qualidade de ensino.
Sendo assim esse é de suma importância, que os leitores reflitam sobre o tema, pois só assim terão a capacidade de buscar, melhores meios para desenvolver um bom trabalho para toda sociedade civil.
DESENVOLVIMENTO
O sistema de ensino com o decorrer dos anos vem sofrendo várias mudanças, por motivos políticos, econômico e cultural, sendo necessárias algumas alterações.
Assim surge a necessidade de alterar e criar leis, que se adaptam com a realidade, criando então a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) a qual colocou regras e ações em prática, onde todos tinham a participação na escola.
A LDB exerce uma autonomia muito grande na escola podendo ser chamada de projeto político pedagógico, ou seja, esse documento é uma ótima oportunidade para a escola escolher o currículo e organizar o espaço de acordo com a necessidade de cada ensino, foi possível observar que existe vários sistema de ensino de acordo com o artigo 21 da LDB (lei 9394/96).
A educação se divide em quatro etapas que são: educação infantil, fundamental, médio e superior; a infantil tem a finalidade de desenvolver os níveis de aprendizagem da criança; o nível fundamental é a formação obrigatória, oferecida gratuitamente pelas escolas publicas; o ensino médio vem com a finalidade de aprimorar os conhecimentos já adquiridos anteriormente; a educação superior vem formar o conhecimento cultural e profissional, abordando vários campos como a graduação e a extensão.
Nos níveis acima citado tem também a Educação Especial, que é oferecida na rede de ensino regular, para aquelas pessoas portadoras de necessidades especiais, além da educação para Jovens e Adultos, para aquelas pessoas que não tiveram acesso a escola na idade