ESTRUTURA E ANÁLISE FINANCEIRO-ECONÔMICA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
MBA FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA
ESTRUTURA E ANÁLISE FINANCEIRO-ECONÔMICA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
PEDRO PAULO CRAVEIRO CARVALHO
GOIÂNIA
2010
ESTRUTURA E ANÁLISE FINANCEIRO-ECONÔMICA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Goiânia
2010
Proposta de Implantação do Balanced Scorecard no setor de Planejamento, Programação e Controle de Produção de uma Indústria Metalúrgica
RESUMO
Com o aumento crescente da competitividade, as empresas devem estar preparadas para lidar com os novos desafios do mercado. Muitas empresas voltam sua atenção para atrair clientes e aumentar suas instalações, acreditando que essas ações podem garantir sua sobrevivência, mas esquecem de determinar qual será sua estratégia para acompanhar as constantes mudanças na economia e direcionar suas ações de forma a se manterem competitivas. Existe a necessidade de essas empresas adotarem um sistema para medir seu desempenho e acompanhar sua estratégia, e para isso, precisam que esses sistemas sumarizem e quantifiquem os objetivos e metas organizacionais.
Para tal, este trabalho tem o objetivo de propor a implantação de um sistema de medição de desempenho, o Balanced Scorecard , ferramenta que materializa a visão e estratégia da empresa por meio de um mapa estratégico, com objetivos e medidas de desempenho, organizado segundo quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, idealizado por Robert Kaplan e David Norton.
Palavras-chave: Balanced Scorecard , Planejamento, Programação e Controle da Produção, Sistemas de medição de desempenho.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Modelo geral da Administração da Produção ------------------------------------ 9
Figura 2 – Estrutura do Balanced Scorecard ------------------------------------------------- 16
Figura 3 – Modelo geral de um mapa estratégico