ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
510 palavras
3 páginas
Introdução Através da Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras é possível analisar a saúde patrimonial da empresa. A contabilidade é necessária para informar os seus usuários proporcionando-lhes subsídios precisos para se tomar decisões concernentes à direção da empresa e dos negócios, esse trabalho aumenta o vínculo com a contabilidade por ser um dos seus segmentos. Faz parte dos objetivos desse desafio apresentar os cálculos de índices financeiros, tais como: Estrutura de capital, liquidez, rentabilidade, dependência bancária, analisar causas de variações e outros. A empresa que está sendo analisada é ROMI que atua no ramo da metalurgia. Por meio desse desafio serão praticadas as Análises Verticais e Horizontais e destacaremos a importância dessas análises. Mostraremos cálculos utilizando o método DUPONT e o que vêm a ser o Termômetro de Insolvência. São assuntos que marcam a carreira profissional do administrador, contador, economista e do advogado, que necessitam conhecer os pormenores da empresa, além de ordenar a situação de uma empresa, proporcionando segurança, previsão e equilíbrio.
Etapa 1
Uma vez que os balanços e demonstrações de resultados estejam expressos em moeda de poder aquisitivo da mesma data, a análise horizontal assume certa significância e pode acusar imediatamente áreas de maior interesse para investigação. (IUDÍCIBUS, 1995, p.74)
A ANÁLISE HORIZONTAL dedica-se a elucidar como está ocorrendo a evolução de cada item ou conjunto de itens constantes das demonstrações no decorrer dos tempos. É chamada de horizontal por duas razões:
1. Estabelece o primeiro ano ou o ano-base para a análise e a partir deste verifica qual foi a evolução nos anos seguintes;
2. Preocupa-se com o crescimento ou decrescimento de itens ou conjunto de itens específicos, ou seja, não compara um item com outro no mesmo período e sim o mesmo item a cada período.
É, portanto, fundamental para o estudo de tendências.